Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
https://www.instagram.com/minhocariodepalavras/
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Textos

Eu estava dentro da casa quando fui surpreendida pelos latidos dos cães que haviam corrido para junto do portão com  propósito de expulsar a visitante, que recuou assustada alguns passos na rampa de acesso.

Saí, desculpando-me. Abri o portãozinho da horta, cumprimentei e a convidei para entrar. Foi aí que percebi que ela não falava Português. Sorria. Com gestos pediu para olhar e fotografar as plantas. Então mais uma vez nestes últimos anos eu precisei me esforçar para me comunicar em outro idioma. Perguntei se falava Inglês (em Inglês naturalmente) . Gesticulou um sim, mas preferia tentar falar Português.

Vixi! Agora complicou - pensei. Mas vamos lá! O importante é atender bem a bela jovem interessada em plantas. A comunicação nos três idiomas,  conjugados com gestos, fotos e textos mostrados no celular dela,  foi perfeita. Encantou-se com várias plantas, mas mora em um apartamento bem pequeno. Não poderia levar tudo o que gostaria. Escolheu a artemísia vulgaris, planta que aqui cresce com muita facilidade e é utilizada para regular a menstruação, reduzir cólicas menstruais, ansiedade, inchaço. Sua importância  deve-se às propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e antissépticas. Adquiriu um vasinho, pagou com pix e saiu muito satisfeita, prometendo retornar em breve. Pensei: não sabe uma palavra de Português, mas sabe usar o PIX, nosso maior invento dos últimos tempos. Aplausos aos servidores do Banco Central, que inventaram essa maravilha,

Mas voltando á visitante, na saída do viveiro retirei três folhas de capim santo e entreguei a ela como brinde. sugerindo que fizesse um chazinho à noite. Sentiu o perfume e pediu que eu repetisse o nome da planta. Eu disse bem devagar: Caaapimmm Sannntoo. Ela repetiu: aaapim santo. Eu disse novamente: Caaa... capim Santo. Ela me olhou, fez um esforço e repetiu: aapim santo. Sorri, fiz um gesto de aprovação. Ela sorriu também. Pensei: Não adianta tentar. As cordas vocálicas dos chineses não foram treinadas para pronunciar palavras começadas com "ca", como casa, cadeira, cachorro, camelô, etc

 

Bsb, 24/03/2024

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 25/03/2024
Alterado em 25/03/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras