https://www.youtube.com/channel/UCzK0q-tqzEEpMrv98J5Eu4g
Sandra Fayad Bsb
Projeto Micro Ecossistema Urbano
Textos

Eu estava dentro da casa quando fui surpreendida pelos latidos dos cães que haviam corrido para junto do portão com  propósito de expulsar a visitante, que recuou assustada alguns passos na rampa de acesso.

Saí, desculpando-me. Abri o portãozinho da horta, cumprimentei e a convidei para entrar. Foi aí que percebi que ela não falava Português. Sorria. Com gestos pediu para olhar e fotografar as plantas. Então mais uma vez nestes últimos anos eu precisei me esforçar para me comunicar em outro idioma. Perguntei se falava Inglês (em Inglês naturalmente) . Gesticulou um sim, mas preferia tentar falar Português.

Vixi! Agora complicou - pensei. Mas vamos lá! O importante é atender bem a bela jovem interessada em plantas. A comunicação nos três idiomas,  conjugados com gestos, fotos e textos mostrados no celular dela,  foi perfeita. Encantou-se com várias plantas, mas mora em um apartamento bem pequeno. Não poderia levar tudo o que gostaria. Escolheu a artemísia vulgaris, planta que aqui cresce com muita facilidade e é utilizada para regular a menstruação, reduzir cólicas menstruais, ansiedade, inchaço. Sua importância  deve-se às propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e antissépticas. Adquiriu um vasinho, pagou com pix e saiu muito satisfeita, prometendo retornar em breve. Pensei: não sabe uma palavra de Português, mas sabe usar o PIX, nosso maior invento dos últimos tempos. Aplausos aos servidores do Banco Central, que inventaram essa maravilha,

Mas voltando á visitante, na saída do viveiro retirei três folhas de capim santo e entreguei a ela como brinde. sugerindo que fizesse um chazinho à noite. Sentiu o perfume e pediu que eu repetisse o nome da planta. Eu disse bem devagar: Caaapimmm Sannntoo. Ela repetiu: aaapim santo. Eu disse novamente: Caaa... capim Santo. Ela me olhou, fez um esforço e repetiu: aapim santo. Sorri, fiz um gesto de aprovação. Ela sorriu também. Pensei: Não adianta tentar. As cordas vocálicas dos chineses não foram treinadas para pronunciar palavras começadas com "ca", como casa, cadeira, cachorro, camelô, etc

 

Bsb, 24/03/2024

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 25/03/2024
Alterado em 29/04/2025
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras